TCC: Uma jornada, parte 7

Equipe Como Fazer

No ponto da jornada em que estamos pode parecer que está tudo resolvido, passamos no projeto e estamos retornando para casa vitoriosos. Mas o que fizemos até agora foi somente um projeto. A partir de agora teremos que executar o que planejamos. Venha revisitar algumas questões e se preparar para o desafio final.

O caminho de volta, revisitando desafios.

Douglas Leal 
Revisado Por: Cristiane de O. Machado

Toda a jornada tem seus altos e baixos, e a jornada acadêmica não seria diferente, no meu caso assim que começou o semestre seguinte a aprovação do meu projeto de pesquisa a minha orientadora teve que focar no próprio projeto de pesquisa do doutorado dela e por isso eu saí em busca de um novo orientador.

Após muito ponderar,  me decidi pela professora que estava mais alinhada com o que eu “achava que queria pesquisar”. Sim, é bem o que você está imaginando, na primeira reunião com essa nova orientadora depois que ela leu todo o meu projeto, nós tivemos uma conversa e ela me abriu os olhos para novas possibilidades que realmente faziam mais sentido para o que eu queria!, E lá vai o Douglas ter que refazer o projeto e acrescentar, reescrever e cortar capítulos. 

Você pode estar pensando, “mas ter que refazer o projeto”? VAI DAR TEMPO?

Por mais incrível que pareça, dá tempo sim! E como você já sabe,  vários desses processos funcionam  e ficam mais rápido (eu disse mais rápido, não fácil). No meu caso, como eu já disse, eu tive que reformular a minha fundamentação teórica¹ que no caso consistia em um capítulo de fundamentos do Marketing, um capítulo sobre Consumo e fandom e um capítulo sobre a cultura coreana e o k-pop. Basicamente em três meses eu fiquei focado em estruturar novamente o projeto, e logo depois, comecei a buscar referências de como aplicar a minha pesquisa quantitativa, foi aí que eu tive que exercitar a criatividade e descobrir uma maneira que eu pudesse aplicar a pesquisa na maior quantidade de pessoas possível em pouco tempo. 

Tendo optado pelo twitter como recorte² eu comecei a utilizar as hashtags do momento relacionadas ao kpop para tentar alcançar o maior quantidade de respostas possíveis, e após 10 dias eu fechei o formulário tendo conseguido 208 respostas número que na época achei muito pequeno, até me deparar com a coleta e análise desses dados que a partir disso começou a parecer um número enorme. Imagina analisar 208 vezes um questionário de 28 questões (sofro)! De todo o projeto com certeza essa é a parte que vai te consumir mais tempo e esforço, não somente pelo trabalho de separar e categorizar as respostas mas sim por ter que relacioná-las às teoria que você estudou até agora. 

E pessoalmente achei que toda a minha análise estava rasa e não fazia sentido. Eu achava que tudo que eu escrevia era o óbvio e que acabaria recebendo uma nota baixa e como eu já estava muito atrasado para as entregas não tive a oportunidade de mostrar para a minha orientadora uma última vez antes de enviar para a banca avaliadora, imagine a minha surpresa quando eu tirei uma nota 10 e que tudo aquilo que eu acreditei ser óbvio, na verdade era óbvio pq eu entendia do assunto e todo o meu esforço valeu a pena. 

Por isso nessa parte da jornada você vai estar mais experiente (coisa que muitas vezes só percebemos mesmo na hora do sufoco) o que não significa que as inseguranças não vão existir, por isso elaborei um checklist para você se organizar com as suas tarefas do projeto e se sentir no controle da situação.

Essas tarefas são básicas e como você pode perceber, eu deixei alguns espaços vagos para que você possa colocar suas próprias tarefas, e se você leu o post TCC: Uma Jornada, Parte 4, esse checklist pode ser aplicado nas ferramentas mencionadas lá. Até a próxima e “última” parte da Jornada.

“A vida é uma escultura que você esculpe ao cometer erros e aprender com eles.” – Kim Namjoon

GLOSSÁRIO

  • ¹ Fundamentação teórica: Serve para dar embasamento teórico aos trabalhos científicos, desde o projeto de pesquisa até a redação final da sua monografia.
  • ² Recorte: A amostra de uma pesquisa é um recorte sociodemográfico que permite entender o comportamento de uma população toda por meio de uma parcela dela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *