Stay Gold: Semelhanças Visuais – Cores frias

BTS (방탄소년단) ‘Stay Gold’ Official MV

Juliana Follador e Kimberly Mello
Revisado por: Laís e Naomi

Olá, visuais do BAA! Como vocês tem passado? Esperamos que estejam bem! Hoje quem escreve o texto explicando melhor sobre temas como cenário, escala de cores, iluminação, enquadramento e outras informações técnicas sobre Stay Gold e Fake Love são Juliana e Kimberly.

Então, a partir daqui vamos construir uma narrativa visual com base naquilo que vemos e compreendemos nos vídeos. 

Por que grande parte do fandom sentiu que Stay Gold lembra muito Fake Love? Sugerimos que, antes de mais nada, assista a ambos os MVs e tente identificar o que eles têm em comum.

Stay Gold

Fake Love

Depois de assistir aos vídeos, você conseguiu concluir alguma coisa? Tudo bem se a resposta for não, iremos te ajudar a compreender melhor a mensagem visual transmitida pelos clipes

A princípio, essas percepções são bem subjetivas quanto ao que cada um irá correlacionar entre os M/Vs, mas o que discutiremos hoje se resume na apresentação de algumas semelhanças entre os elementos visuais que compõem ambos os clipes e os tornam similares, criando essa sensação de “Nossa, esse M/V me lembra muito o outro”.

Nos assuntos abordados pelo painel Visual, as análises sobre as narrativas do Bangtan Universe (BU) não serão desenvolvidas por nós, pois esse papel já é realizado pela Prateleira, que contém uma equipe com conhecimentos voltados para a área de linguagens. Nós, do Visual, iremos mostrar a técnica por trás da construção das filmagens, que são os assuntos que dominamos com propriedade.

Começaremos pela cromia – conjunto de cores – na qual parte da paleta de cores escolhida para Stay Gold é muito semelhante à utilizada em Fake Love: cores que variam entre um verde “musgo”, um verde “ferrugem” e alguns tons de bege que diferem em suas tonalidades, alterando completamente a sensação transmitida entre os dois clipes.

Na linguagem audiovisual, as cores que compõem o quadro, elementos que são captados pela câmera durante a filmagem (ex. imagem 01 e 02), possuem a função de transmitir sentimentos e sensações ao espectador de forma que as intenções do diretor sejam transmitidas da maneira mais clara porém, subjetiva possível.

É neste momento que a psicologia das cores interage com o audiovisual, sendo a base  para a escolha da paleta que predominará na construção da direção de arte e fotografia. Observe as imagens a seguir e reflita quais as sensações que elas te transmitem:

imagem 01 – Jungkook encostado na parede de um ambiente estreito e com pouca iluminação, apresenta um semblante melancólico, cenário com cores escuras e frias.
imagem 02 – Jungkook se protegendo contra a água que estava indo na sua direção, apresentando um semblante feliz e cenário com cores claras e quentes.

O primeiro quadro (imagem 01) apresenta um ambiente em que predomina a temperatura de cor fria*, a pouca iluminação e a presença de tons de verde e azul, que, ao serem combinadas, transmitem a sensação de que o Jungkook, personagem da cena, está num ambiente sombrio, calmo, triste e solitário. Em contrapartida, o segundo quadro (imagem 02) apresenta uma iluminação dura*, simulando um dia ensolarado que, em conjunto com a temperatura de cor quente*, transmitem a sensação de que o Jungkook está em paz, feliz e em um ambiente aconchegante.

Então é possível perceber que, além das cores frias usadas em Stay Gold e em Fake Love, ambos apresentam semelhanças de enquadramentos em alguns takes — filmagens feitas por partes —, conforme as imagens do Yoongi abaixo.

(imagem 03 – Yoongi em Stay Gold, num ambiente sujo e abandonado, com cores frias, sentado numa cadeira centralizada no enquadramento de câmera, com um semblante melancólico).
(imagem 04 – Yoongi em Fake Love, num ambiente sujo e abandonado, com cores frias, sentado numa cadeira centralizada no enquadramento de câmera, com um semblante melancólico.).
  • Paleta predominante: Fria e terrosa (tons de verde e marrom)
  • Enquadramento: Central
  • Estética do cenário: Sujo e destruído
  • Objetos em cena: jogados e abandonados
  • Iluminação: Pouca e fraca

O aspecto da cenografia de ambos os M/Vs é o mesmo: construções abandonadas e/ou destruídas, que são feitas para provocar a reflexão e o desconforto visual, mesmo que seja de forma involuntária. A personagem (Yoongi) está dentro de um ambiente caótico, com os objetos de cena* jogados no chão sujo e paredes descascando.

Entretanto, apenas a paleta de cores do cenário construído no estúdio não é suficiente para construir o mood — sensação do ambiente que é passado em vídeo — completo dos clipes. As cenas inseridas nos MVs são resultados de uma construção de vários fatores:

  • O Roteiro e Pranchas: Onde estão especificadas todos os detalhes narrativos e técnicos das filmagens (itens abaixo);
  • A Cenografia: Cenário selecionado pela direção de arte, juntamente com objetos de cenas e cores a serem utilizadas;
  • O Figurino: Roupas utilizadas pelos personagens para dar sentido ao que foi definido pelo Roteiro;
  • A Iluminação: Tipo de iluminação selecionada pela direção de fotografia para possibilitar a captação da imagem pela câmera;
  • A Câmera: capta a cena utilizando dos 3 pilares da fotografia: a abertura do diafragma (ferramenta que regula a quantidade de luz que entra na câmera); a velocidade do obturador (o tempo em que o obturador permite que a luz entre na câmera); ISO (sensibilidade de captação de luz da câmera), entenda um pouco mais desses elementos aqui;
  • Lentes: Tipos de lentes anexadas às câmeras para captação de imagem que permitem que uma imagem tenha mais ou menos desfoque e/ou deformam a cena dando a impressão de um espaço maior ou menos.
  • Montagem: Fase de edição das cenas para criação de sentido e transmissão de sensações. 
  • Colorização: Fase onde acontece os retoques de cor, ou filtros aplicados para entrega do resultado final. 

Observe os exemplos abaixo  nos quais são apresentados, na imagem 05, o cenário bruto, sem efeitos visuais, e depois, na imagem 06, o mesmo cenário com todas as configurações citadas acima.

(imagem 05 – Cenografia de Stay Gold montada sem efeitos aplicados na imagem – fonte: https://www.instagram.com/p/CB8v0oIJmi5/, acesso em 10 de julho de 2020.)
(imagem 05 – Cenografia de Stay Gold montada sem efeitos aplicados na imagem – fonte: https://www.instagram.com/p/CB8v0oIJmi5/, acesso em 10 de julho de 2020.)

Percebe que todo o clima que envolve o resultado final da filmagem é de extrema importância para que a mensagem do MV, atrelada à música, seja passada? É necessário que essas linguagens se comuniquem. Em seguida, temos outro exemplo, retirado do Instagram de uma das diretoras de arte responsável pelo cenário de Fake Love. Repare como existe uma diferença entre o que se vê a partir da foto que a Bona Kim registrou e o que está na tela da câmera utilizada para a gravação do MV.

(imagem 07 – Filmagem de Fake Love – fonte: https://www.instagram.com/p/Bi6qbOOFpQ9/, acesso em 10 de julho de 2020.)

Na imagem 07, o cenário original mostra um ambiente com tonalidades avermelhadas mais estreito e não tão vibrante quanto a tela da câmera que captura a imagem, que está com tonalidade mais azulada e apresentando um ambiente mais amplo do que o original. Isso acontece devido a utilização dos pilares da fotografia (que possibilitam maior ou menor entrada de luz na câmera), o controle de branco (que aplicou temperatura à imagem para uma colocação mais quente ou mais fria) e lente utilizada (que possibilitou a expansão do espaço).

Durante a fase de pré-produção, o diretor, juntamente com os diretores de arte e fotografia, definem as melhores  composições de cores, moods e formas de realizá-las, bem como a construção do cenário e figurino, de responsabilidade do diretor de arte,  e a preparação de iluminação, enquadramentos, lentes e configurações de câmera, de responsabilidade do diretor de fotografia. 

No exemplo a seguir, observem como o corredor que o Jungkook corre aparenta ser maior do que realmente é na filmagem final:

(imagem 08 – Foto retirada pela diretora de arte, Bona Kim, do cenário finalizado, fonte: https://www.instagram.com/p/Bi6qbOOFpQ9/, acesso em 02 de julho de 2020)
(imagem 09 – Cena retirada do MV de Fake Love)

Conforme já explicado em No More Dream: Behind the Screen, as lentes com diferentes distâncias focais utilizadas permitem criar uma sensação de maior profundidade nos cenários. Na imagem 08 a foto foi retirada do Instagram da diretora de arte para mostrar o cenário finalizado e na imagem 09, a câmera pendurada na parede esquerda se encontra quase que na mesma posição da imagem 08, com a diferença de que o último plano, da janela, parece estar bem mais distante do ponto de vista do espectador, dando a sensação de um corredor mais longo do que realmente é, além do desfoque no primeiro e último planos, dando destaque apenas à personagem da cena. 

Vale lembrar que estamos pincelando as características semelhantes de ambos os MVs e, por isso, ainda terão muitos assuntos que não conseguiremos abordar neste primeiro texto (porém, manteremos essas anotações de lado, guardadinhas, e o retomaremos futuramente de alguma forma). Com isso, é importante ressaltar que se você tiver alguma informação que ache relevante, conte pra gente! O painel Visual sempre estará aberto para novos olhares!

Outra forma interessante de  relacionar os clipes é através da utilização de elementos  como a água e a luz: em Fake Love temos a cena na qual o Jimin, personagem principal da tomada, encontra-se centralizado no quadro em meio a uma parede com água irrompendo por ambos os lados.

(imagem 10 – Jimin está centralizado no enquadramento, rodeado pela água que irrompe da parede atrás de si e inunda a sala).

A mesma sensação de desconforto visual pode ser obtida através da  cena na qual o Jin está deitado num colchão em meio a muita água e  rodeado por um  ambiente caótico e destruído. Na realidade, ambos os MVs têm toda a construção cenográfica trabalhada da mesma maneira.

(imagem 10 – Jimin está centralizado no enquadramento, rodeado pela água que irrompe da parede atrás de si e inunda a sala).

Assim como a água, os feixes de luz podem trazer uma  conexão entre os clipes, tal como ocorre nas cenas do Taehyung e do Yoongi.

(imagem 12 – Taehyung sentado no canto da sala com livros ao seu redor e uma fonte de iluminação vinda da esquerda).
(imagem 13 – Yoongi quebrando o violão, iluminado por uma fonte de iluminação natural vinda da janela do lado esquerdo da imagem).

Em seguida, refletiremos sobre a cor bege utilizada em algumas cenas de ambos os MVs, e que pode ser considerada uma semelhança visual devido aos tons serem quentes e muito próximos. Contudo iremos mostrar que, por mais que em ambas as imagens sejam visíveis a presença de cores quentes e iluminação dura, criando sombras mais demarcadas, a forma com que elas foram utilizadas alteraram completamente os sentidos e as sensações transmitidas pelas cenas, conforme as imagens abaixo.

(imagem 14 – Jin em Fake Love, postura convidativa olhando direto para a câmera).
(imagem 15 – Jin em Stay Gold, lendo um livro, com semblante calmo e feliz).

Na imagem 14, retirada de Fake Love, a cena está com uma coloração mais voltada para o amarelo que, acompanhada do semblante preocupado do Jin, antecipam o caos que está por vir e isso pode ser compreendido a partir do conjunto de sensações expressas pela atuação do Jin atrelada ao mood quente e desconfortável causado pelas cores escolhidas. Já na imagem 15, a cena possui tons “pastéis”, com fundos rosados e dourados, juntamente com a expressão calma do Jin, sugerindo conforto, aconchego e felicidade.

Outro exemplo do mesmo caso pode ser observado nas imagens 16 e 17. Na primeira cena (imagem 16), Jin está no centro de uma sala vazia, envolto por uma explosão em um cenário o monocromático utilizando de luz dura (representando o sol externo) para causar sombras nos fragmentos que estão sobrevoando o quadro. Tais elementos resultam em um sentimento doloroso de sufocamento e solidão. 

(imagem 16 – Jin em Fake Love, em meio a janelas explodindo e muitos detritos sendo jogados para o centro da imagem).

Em contrapartida, na segunda cena (imagem 17), o BTS está reunido em um cenário que simula um jardim/quintal com fitilhos de festa voando e uma coloração pastel superexposta*, sendo estes iluminados por uma luz dura (também representando o sol), que remete, desta vez, a “um dia feliz e ensolarado com os amigos”, transmitindo ao espectador uma sensação de felicidade e apresentando a possibilidade desta cena representar um sonho, como sugerida pela letra de Stay Gold: “Fique Ouro, Mesmo em seus sonhos, Fique ouro, vou te encontrar.”

(imagem 17 – Reprodução do MV de Stay Gold, no qual o BTS está se divertindo no clipe, cada um realizando uma atividade diferente e suas expressões são de felicidade, alegria, e calma).

Stay Gold

Fake Love

Para finalizar, ambos os MVs possuem uma transição de espaços através do movimento de câmera denominado travelling vertical*, utilizando a mesma técnica de construir um ambiente em cima do outro (como na imagem 20) e percorrer com a câmera em movimento vertical de cima para baixo, transitando de um cenário para outro de forma mais suave.

imagem 20 – Foto retirada pela diretora de arte, Bona Kim, do cenário em construção, fonte: https://www.instagram.com/p/CCEj259D8MG/, acesso em 02 de julho de 2020. 

Considerando o que foi analisado, concluímos que a linguagem e abordagem visual de ambos os M/Vs ocorrem de  modo muito similar e, devido a isso,  automaticamente criamos essas conexões e presumimos que tudo está interligado de alguma forma, mas isso, deixaremos para os criadores de teorias, não é mesmo? E você, conseguiu compreender um pouco melhor a construção desses vídeos e como de fato eles podem criar essa sensação de conexão?

Caso desejem conhecer mais sobre o universo de construção de linguagem e composição audiovisual que comentamos durante o texto, indicamos as seguintes leituras: “A Psicologia das Cores”, de Eva Heller e “O novo manual de fotografia”, de John Hedgecoe.

REFERÊNCIAS

  • BTS (방탄소년단) ‘Stay Gold’ Official MV. https://www.youtube.com/watch?v=9IHwqdz8Xhw
  • BTS (방탄소년단) ‘FAKE LOVE’ Official MV. https://www.youtube.com/watch?v=7C2z4GqqS5E&feature=youtu.be&t=135
  • HELLER, Eva. A psicologia das cores: como as cores afetam a emoção e a razão.. São Paulo: G. Gilli, Ltda, 2004.
  • PALETA DE CORES NO CINEMA: A ARTE DE COMUNICAR ATRAVÉS DO QUE PODEMOS VER. I9TV, 2018. Disponível em: https://i9tv.com.br/2018/03/26/paleta-de-cores-no-cinema-a-arte-de-comunicar-atraves-do-que-podemos-ver/. Acesso em: 14 jul. 2020.
  • STAMATO, Ana; STAFFA, Gabriela; VON ZEIDLER, Júlia. A Influência das Cores na Construção Audiovisual, 2013. Bauru. Disponível em: <https://portalintercom.org.br/anais/sudeste2013/resumos/R38-1304-1.pdf>. Acesso em: 14 jul. 2020.

GLOSSÁRIO:

  • Objetos de cena: Objetos que são acrescidos ao cenário e fazem parte da composição de cena.
  • Superexposta: fotografias ou filmagens muito claras
  • Iluminação/luz dura: luz que cria sombras bem definidas.
  • Temperatura de cor fria: luz com tonalidades azuis.
  • Temperatura de cor quente:  luz com tonalidades alaranjadas. 

Travelling vertical: Movimento de câmera em que ela desloca por um espaço verticalmente(de cima para baixo).

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1 comentário em “Stay Gold: Semelhanças Visuais – Cores frias”

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