Rhizome Connect: Evento virtual e gratuito irá reunir pesquisadores e acadêmicos sobre BTS em agosto

Foto: Divulgação/Reprodução

Por Gustavo Balducci e Ana Luíza Gomes

A Rhizomatic Revolution Review [20130613] (R3), uma revista online e de acesso aberto dedicada aos estudos acadêmicos sobre BTS, irá realizar o congresso online Rhizome Connect (http://rhizomeconnect.com/) em agosto de 2020. Com intuito de conectar Armys de diversos lugares e reunir estudos sobre o grupo de K-pop, dessa vez, o novo evento virtual será gratuito e disponível para todos.

O congresso — além de chamar atenção do fandom — também representa uma oportunidade única para o B-ARMY se juntar à iniciativa e submeter estudos e pesquisas acadêmicas brasileiras a nível internacional. “O mais importante de tudo é dar os passos de fé, e não parar de produzir. Nem sempre as oportunidades se apresentam para nós da forma mais simples, tudo requer um esforço, mas conhecimento é uma construção”, apontou Luísa do Amaral, arquiteta e pesquisadora das relações de proximidade digital em redes sociais. “Eu comecei a minha pesquisa antes de saber que existia uma conferência sobre BTS, porque eu acreditava nela. Então, seria uma questão de atitude e insistência. Não dá pra prever os resultados, mas não dá pra alcançar nenhum deles sem tentar primeiro”, completou. 

A integrante do B-Armys Acadêmicas foi uma das participantes do BTS: A Global Interdisciplinary Conference Project, congresso realizado na Universidade de Kingston, em Londres, em janeiro deste ano. “A conferência foi minha primeira experiência em eventos acadêmicos desse porte e foi extremamente enriquecedora — o que me encheu de energia para prosseguir com minha pesquisa futuramente. Estar em contato com tantas pessoas diferentes, que se dedicam e tem paixão pela mesma coisa que eu, me fez tomar consciência do tamanho e da diversidade da nossa comunidade, e abriu a minha cabeça pra muitas possibilidades e pontos de vista que eu jamais conheceria de outra forma”, afirma.

Para Ana Clara Ribeiro, uma das organizadoras do evento e administradora do BTS & BOOKS, os integrantes do R3, ao notarem o fandom bem ativo quanto a análises, pesquisas e blogs sobre o trabalho do BTS, viram a necessidade de unir essas discussões de forma acadêmica, além de apoiar novos pesquisadores. “Nós acreditamos que o trabalho do BTS, assim como as repercussões desse trabalho, e os seus fãs, merecem uma análise própria e têm muito a contribuir para discussões pertinentes a diversos campos de conhecimento, como arte, comunicação, cultura de fãs, psicologia, economia, antropologia, entre outros”. 

A organizadora acredita que o evento online possa encorajar Armys de todo mundo a se interessarem a discutir as dinâmicas do fandom e o BTS, por isso, ter uma revista específica sobre o tema prova a relevância e traz oportunidades para a documentação dessas discussões. 

“Através do Rhizome Connect, esperamos fornecer instruções, conexão e inspiração, dando aos Armys do mundo todo uma oportunidade de crescer, discutir e aprender mais sobre BTS”, diz o site oficial. A Rhizomatic Revolution Review [20130613] é uma organização sem fins lucrativos voltada para a educação. O congresso virtual acontecerá entre os dias 7 e 16 de agosto, e as inscrições para submissão de artigos e painéis estão abertas no site da instituição (http://rhizomeconnect.com/) até o dia 3. O ARMY poderá participar nas categorias Painéis e Eventos ao vivo, Cartazes e Estandes gravados e Discussão e Eventos Sociais através de plataformas como Zoom, Google Meets e Discord.

Sendo um evento totalmente multidisciplinar e colaborativo, o Rhizome Connect também contará com entrevistas e apresentação de pôsteres. O evento global também vai oferecer espaços e atividades para reunir os participantes e promover discussões significativas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *