‘Life Goes On’: A Luz Irá Brilhar Novamente

Bighit Entertainment

Gardênia Pereira e Alicia Mesquita
Revisado por: Cristiane Machado e Elinaete Sabóia

“Um dia, o mundo parou
Sem nenhum aviso
Porque a primavera não soube esperar”
“Não posso ver o fim
Existe alguma saída?
Life Goes On 

O contexto de pandemia e distanciamento social não tem sido fácil para a população mundial. O ano de 2020 nos trouxe muitos desafios e novas experiências. O BTS, desde o começo, tem se manifestado sobre como esta situação é complicada e desconfortável para eles, e o quão chateados estão tanto com a situação como um todo, quanto por não poder nos verem, performarem próximo aos fãs etc.

O objetivo deste texto é trazer um panorama geral sobre o novo álbum e, assim como o grupo, trazer reflexões sobre a ressignificação do nosso contexto atual, a pandemia devido ao COVID 19. Além de reflexões, associar o momento a teorias psicológicas que podem ser observadas através das oito músicas compostas nesse novo trabalho. 

“Nossa turnê mundial foi cancelada, todos os nosso planos foram desfeitos, e eu fiquei sozinho. Eu olhei para o céu, mas não conseguia ver as estrelas na noite”
- RM em seu discurso na 75a Assembleia Geral da ONU

Como esperado, eles respondem a esse momento da melhor forma que podem: com a música. Trouxemos no texto sobre Dynamite e a Psicologia Positiva uma interpretação de que eles quiseram nos dar uma “dose de serotonina” com esse single. Reforçamos que a Psicologia Positiva explica sobre muito do que eles nos apresentaram com esse hit. A ideia era nos mostrar como lidar com a situação de cabeça erguida, divertindo-nos e tirando lições dos momentos difíceis.E eles conseguiram. 

Foi até mencionado, na Conferência Global de BE, que eles pensaram muito se deveriam ou não incluir Dynamite, mas por desejarem ter uma conclusão positiva e esperançosa para este álbum, a mantiveram. “Um final com fogos de artifícios, marcando o final de um show”, disse RM.

Tivemos a certeza que, com o lançamento do BE, BTS nos traz mais intimidade e introspecção. Em lives que vêm acontecendo desde março, eles nos falam sobre o planejamento do álbum, como os membros ficaram a frente da direção de MV, fotografia, composição, coreografia e também mencionam o conceito geral do álbum. Segundo o próprio Bangtan, o álbum é sobre a realidade da vida no momento (LOPEZ, 2020).

No texto anterior, sobre Ego, apostamos sobre essa ponderação de mostrar quem são e como estão nesse momento delicado. Experimentamos as referências iniciais sobre duas versões Reflection e Mirror, talvez como novas maneiras de olharem para si mesmos e fazendo referência a um objeto muito citado na Psicologia em geral como uma sugestão de autorreflexão: o espelho. Stein (2020) aponta que o ego é o espelho e não o conteúdo no espelho. É uma reflexão sobre a própria reflexão, uma espelho olhando para outro espelho. Ou seja, assim como o BTS, toda pessoa ao redor do mundo se deparou, no decorrer do ano, com situações de questionamentos internos.

Pensando em se aproximarem do ARMY o máximo possível, desde o início da divulgação do BE, eles começaram por cartas escritas por cada um e mostraram concept photos cujos cenários eram “salas” que refletem a personalidade de cada integrante.

“Com o processo de produção do álbum, nós todos mostramos para os nossos fãs vídeos pré-gravados ou até mesmo fizemos lives no YouTube. Tenho certeza que você vai sentir que fez esse álbum junto com a gente”, disse RM, também na Conferência Global de BE.

No álbum, as letras de Stay e Telepathy são voltadas também para o desejo que eles têm de nos ver novamente. Na primeira, eles citam o 7G como uma referência aos sete membros, já que redes de dados móveis que existem, no momento, são até o 5G, e talvez essa tenha sido a maneira de dizer que os membros estarão conectados ao ARMY independente das circunstâncias.

Stay é uma música divertida, mas emocional, que retrata a mensagem de que mesmo que nós (BTS e ARMY) estejamos distantes, estamos sempre juntos.” Disse Jungkook, na Conferência global. 

“Agora estou pensando em você
Onde quer que você esteja
Nós nos conectamos pelo 7G”
- Stay
“Entre as rotinas diferentes você é a pessoa mais especial para mim”
(...)
“Mesmo estando distantes agora
Nossos corações continuam os mesmos 
Mesmo que você não esteja comigo, yeah 
Mesmo que eu não esteja com você, yeah
Você sabe que nós ainda estamos juntos”
-Telepathy 

Vemos essa conexão explícita em Telepathy, primeiramente no nome da música, e logo após a confirmação através da letra. Estamos conectados, mesmo com rotinas e horários diferentes, somos especiais uns para os outros. 

Quarto do Jin (Big Hit Entertainment)

Desde as primeiras demonstrações, o álbum possui uma perspectiva mais intimista, de talvez mostrar os limites entre suas personas e ego. Mais do que isso, acreditamos que eles querem nos falar sobre aceitar o momento em que vivemos e observarmos o que é possível fazer com o que temos. Esta constatação vai de encontro uma uma terapia comportamental chamada Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT).

A ACT une preceitos de filosofias e estilo de vida orientais com metáforas sobre a experiência e vivências humanas (COUTO, 2012), ou seja, combina bem com o BTS. Essa abordagem visa promover a flexibilidade psicológica. Segundo Hayes (2008), o precursor dessa terapia, a inflexibilidade psicológica envolve comportamentos de inércia, impulsividade, estar preso em padrões de pensamentos prejudiciais e outros.

Trazendo a teoria para a prática, durante a quarentena, quantas vezes não sentimos a  vontade de fazer nenhuma atividade, ou tomamos atitudes impulsivas, irritando-se e pensando que coisas terríveis poderiam acontecer? 

Se isso aconteceu conosco, provavelmente também aconteceu com o BTS. 

"O significado das lágrimas refletidas no espelho
São as cores escondidas no meu sorriso, azul e cinza"
- Blue & Grey 

Na música Blue & Grey é dito  que eles estão caminhando sozinhos e que desejam apenas serem felizes. É proposta da ACT, inclusive, aumentar a capacidade de mudança e “resgatar” coisas que são prazerosas e fazem a pessoa feliz/ se sentir melhor (CARDOSO, 2011). Quem sabe as lives, postagens no Weverse e Twitter fossem uma tentativa de fazer esse resgate? A letra tenta externalizar todo o sentimento de angústia e tristeza exacerbados com o período da pandemia e vivências diárias exaustivas. Além disso, frente às demonstrações de preocupação que tivemos em aparições oficiais, eles sempre nos desejavam força e saúde. 

“Por favor, não fique sozinho, me machuca muito”
- Blue & Grey  

Nessa perspectiva, eles também deram um jeito de retornar aos palcos. Durante os dois dias do show online Map of the Soul ON:E”, os meninos expressaram seus sentimentos. “Me senti muito frustrado. Essa tracklist foi planejada ano passado (…), mas o fato de que só pudemos fazer isso duas vezes é muito triste.”, disse Jin em seu discurso final. Já J-Hope, como diz seu nome, trouxe falas mais esperançosas: “Mesmo em uma situação como esta, nós sempre tentamos dar o nosso melhor para planejar e mostrar para vocês uma versão nova de nós”. 

Os discursos dos membros, tanto quanto as músicas e visuais do BE, também possuem relação com a Terapia de Aceitação e Compromisso, uma vez que ela dirige seu interesse ao contexto histórico e situacional que originam pensamentos, sentimentos, ações e a relação entre eles (CASSADO, 2012).

“Eu, bom, ultimamente me sinto desorientado
Graças a todo esse tempo sobrando
Eu estou escrevendo essa música
Essa é uma música para você” 
 - Telepathy 

A ACT nos traz a proposta de aceitarmos o momento, e vivenciar o que sentimos em sua totalidade para aumentar as ações que são baseadas em valores. Tais valores são alcançados passo a passo, como qualidades e exemplos a serem seguidos (HAYES, PISTORELLO, BIGLAN, 2008). Tudo isso é, de certa forma, condensado no BE.

Na letra de Fly To My Room, por exemplo, eles falam sobre se sentirem desconfortáveis e que querem sair de qualquer jeito do quarto. Mas também dizem que irão transformar esse mesmo quarto em seu mundo, dando-se conta da beleza de uma velha estante presente no cômodo ou da mudança da luz do sol. Mostra também que eles aceitam a vulnerabilidade em que estão, que isso não quer dizer que são fracos por estarem em um momento frágil, como o mundo todo. 

“Todos os dias
São tão sufocantes, que estou ficando louco
Parece que ainda é o primeiro dia
Alguém poderia voltar o relógio?
O ano inteiro foi roubado Eu ainda estou na cama 
Me sinto um pouco doente
Isso está me matando aos poucos
Não importa como Eu quero sair, de qualquer jeito
Bem, não tem jeito 
Este quarto é tudo o que tenho 
Então, acho que vou ter que
Transformar ele no meu próprio mundo” 
- Fly To My Room
MV Life Goes On 

Quando falamos em vulnerabilidade, não podemos esquecer de Dis-ease, que junto à um ritmo animado, traz uma letra impactante e é um misto das angústias com aquele fio de esperança que tudo irá logo mudar. Segundo Brown (2016), a única escolha, diante da vulnerabilidade, que temos é a forma como iremos reagir quando formos confrontados com a incerteza, o risco e a exposição emocional. Isso caracteriza bastante o ano de 2020.

Na Conferência global de BE, J-Hope falou sobre as  eventualidades em torno da doença. Ele explicou como todo mundo tem uma doença ou doença mental de um tipo ou outro e como, durante o período da pandemia, mesmo quando o BTS tinha uma pausa, eles tinham que lidar com a pressão de trabalhar o tempo todo. 

“Eu acho que perdi algo Uma xícara de café para aliviar a ansiedade” 
(...)
“Vamos todos tentar  e lidar isso com calma” 
- Dis-ease

Acreditamos que o MV da faixa título Life Goes On conseguiu ilustrar tudo que os meninos sentiram nesses meses de reclusão: quando se deram conta de que não poderiam sair de casa e a única alternativa era se entreter dentro dos limites de onde moram, ou seja, jogando video game, assistindo televisão, revendo suas aventuras através dos seus registros pessoais. O caminho ali era apenas um: da sala para o quarto, do quarto para a sala. Uma das cenas mais marcantes desse MV, talvez tenha sido o momento em que dentro do carro, Taehyung olha para o Seoul Olympic Stadium, onde aconteceu o último show da tour Speak Yourself.  

Sabemos, através deles próprios, o quão difícil foi ficar longe dos palcos e também nos mostraram isso através desse MV, nos segundos finais, quando eles estão com figurino e performando para um local vazio. A alternativa para isso, no entanto, foi um tanto reconfortante, tanto no concerto online Map Of The Soul- ON:E quanto nesse MV: as ARMY-Bombs nos representando  e demonstrando que sempre seremos a luz uns dos outros. 

Mv Life Goes On

Assim como o outro MV de Life Goes On: on my pillow demonstrou muito do que foi o período de quarentena para muitas (senão todas) pessoas ao redor do mundo: Home Office e ensino à distância. Na qual nossas únicas possibilidades tiveram que ser adequadas a nossos quartos e casas. 

Por último, e isso não significa que é menos importante, temos Skit, que foi um respiro e um abraço reconfortante entre as faixas, mais uma vez BE cumprindo a proposta de ser um álbum que mostra a essência dos sete, que se expressam através das suas músicas, sem deixar de nos trazer esperança e conforto. Ouvir as conversas e suas risadas nessa faixa, em um primeiro momento no nosso caso, ultrapassou a barreira do idioma e nos atingiu de uma maneira inesperada, porém não menos sentimental. E, a partir da hora de lançamento, sabemos e sentimos a atmosfera leve e consoladora que eles estavam nos entregando. 

Que a cultura do cancelamento não cancele 2020, mesmo com todas as situações adversas que encontramos nesses meses, não podemos apagar um ano que nos ensinou bastante coisa, que nos fez olhar para dentro, para nossas feridas e nossas vulnerabilidades. Partimos de uma situação de estranheza, como diz a letra de Fly To My Room: 

“Todo lugar está me fazendo pensar se sempre foi assim
Tudo a minha volta de repente parece estranho”

E chegamos em um lugar de esperanças e certeza que a vida não tem interrupções como diz a letra de Life Goes On

“Como um eco na floresta
O dia voltará Como se nada tivesse acontecido
Sim, a vida continua
Como uma flecha no céu azul
Outro dia passa voando
No meu travesseiro, na minha mesa
Sim, a vida continua
Assim, novamente”

Agora, o que nos resta é aproveitar desse presente genuíno que recebemos, da melhor maneira possível, reconhecendo e valorizando o trabalho dos sete, trabalhando muito no stream e desfrutando desse álbum tão rico em todos os sentidos! 

“Life Goes On, Let’s Live On” 

MV Life Goes On 

Leitura Complementar:

Referências

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *