Dear Class of 2020: BTS leva mensagem de esperança e conforto durante discurso e performance

Ana Luíza e Gustavo Balducci

Devido a pandemia causada pelo novo coronavírus, diversas atividades e eventos tiveram de ser  cancelados, e isso também incluiu as cerimônias de formatura. Pensando nisso, o YouTube decidiu compensar os estudantes com o evento virtual Dear Class of 2020, um jeito inovador e sensível de comemorar a colação de grau dos estudantes do ensino médio ou da faculdade, que aconteceu no dia 7 de junho através da plataforma de vídeo. Grandes nomes da música, como Beyoncé, Lady Gaga e Katy Perry, e também o ex-presidente Barack Obama e sua esposa, Michelle Obama, foram escalados para homenagearem os formandos que não puderam celebrar essa etapa da vida escolar como de costume. Entre as participações, o grupo de K-pop BTS se destacou pelos poderosos discursos, onde os integrantes se intercalaram para falar sobre amor, esperança e conforto, refletindo ainda sua própria juventude e encorajando estudantes do mundo todo a irem em busca de seus sonhos construindo seus próprios caminhos.

RM, o líder do grupo, abriu o discurso e comentou sobre o momento atual: “O ano de 2020 têm sido muito difícil até agora, mas, nós conseguimos. Hoje, talvez não tenhamos flores e chapéus de formatura, mas o que temos é talvez a mais especial cerimônia de graduação da história. Nunca antes foram tantas pessoas unidas para celebrar uma turma de formatura por suas conquistas e suas jornadas. Você pode estar nos assistindo de suas camas, de sua sala de estar, sozinhos ou acompanhados. Onde quer que esteja, nós estaremos em breve nos manifestando e ressoando uns com os outros”, disse. E logo em seguida comentou sobre sua experiência escolar:

“Há dez anos, nevou muito no dia da minha formatura do Fundamental. Eu me lembro desse dia claramente porque eu tirei uma foto com meus amigos e a coloquei como minha foto de perfil do Messenger pelo resto dos meus anos de escola. Nesse dia, eu era somente um garoto que havia encerrado um capítulo, pronto para começar outro. Eu me lembro do sentimento. É realmente empolgante. É de tirar o fôlego. Foi um momento que eu mais me senti como eu mesmo. O sentimento que eu queria segurar para sempre. Então, como outra pessoa em seus 20 anos, daqui da Coreia do Sul, eu quero dizer, parabéns”

– RM

Depois dele, Jungkook se lembrou da sua formatura (gravada para um episódio do Bangtan Bomb disponível no canal BangtanTV), que na época foi celebrada em conjunto com os demais membros, e de como todos estiveram do seu lado durante o ensino médio, “Estou aqui hoje com meus colegas, com fé em mim mesmo, e no mundo. Eu espero que vocês façam o mesmo”, pediu. Em seguida, Jin reforçou que entender o seu próprio tempo foi importante para atingir seus objetivos:

 “O que me manteve firme durante esse tempo foi uma promessa que fiz a mim mesmo: “levar [as coisas] devagar.” Eu iria no meu próprio ritmo, de forma estável. A partir daí, se tornou um hábito meu tirar um tempo extra para mim mesmo”

– JIN

Já o integrante Suga falou sobre não ter medo dos obstáculos, e que devemos colocar energia naquilo que você pode mudar: “O começo e o fim estão conectados. Existem coisas que você só pode fazer isolado, como focar em si mesmo e quebrar suas próprias barreiras”.

Jimin demonstrou sua preocupação com a saúde e o bem estar do ARMY e mandou um recado: “Lembrem-se que existe uma pessoa, aqui na Coreia, na cidade de Seul, que entende você. Nós estamos todos em partes diferentes do mundo, em diferentes ambientes e circunstâncias. Mas, neste momento, espero que todos possamos dar uns aos outros um caloroso tapinha nas costas e dizer que está tudo bem”.

Já J-HOPE alertou os ouvintes para não desistirem quando os momentos de dúvida, seja sobre seu curso ou a sua profissão, aparecerem, e animou:“Você é o líder da sua própria vida. E cante isso de novo e de novo. “Eu consigo. Eu posso fazer isso bem. Eu posso fazer isso melhor que todos.”

E, por último, V agradeceu a todos e deixou uma mensagem tocante para os formandos: “Eu imploro que você escute seu coração. Talvez as coisas estejam um pouco difíceis agora, mas em algum lugar lá fora, a sorte e a oportunidade estão esperando por você. Eu acredito nisso.”

Assista ao discurso completo aqui:

Aproximadamente às 20:20 no horário de Brasília, e após as apresentações de Katy Perry e Megan Thee Stallion, BTS iniciou sua apresentação na frente do Museu Nacional da Coreia em Seul, com a canção Boy With Luv do EP Map of the Soul: Persona, que atingiu a marca de 74 milhões de visualizações em seu MV após as primeiras  24 horas de lançamento em 2019, dando ao grupo um espaço no famoso Guinness Book. A faixa que faz homenagem ao clássico filme musical “Dançando na Chuva”, é amada mundialmente e que coleciona prêmios tem todo o estilo para se encaixar em um baile de formatura — alegre e leve — o que faz uma junção ao figurino, com  ternos claros e cores que variavam do branco ao cinza. 

O mesmo figurino, porém sem o uso de blazeres, foi usado para a performance da canção Spring Day — música lançada em 2017, no álbum You never walk alone — o grupo também fez uso de bancos para cantar sentado sobre o sentimento de saudade e a esperança da chegada de dias felizes (de primavera).

“Quanto mais terei que esperar?” e “Eu sinto sua falta”, são parte da tradução de Spring Day, homenagem aos formandos que morreram em um acidente, quando a balsa Sewol naufragou na Coreia do Sul, em 16 de abril de 2014, onde haviam 476 pessoas a bordo, entre elas 250 estudantes. BTS e BigHit doaram 100 milhões de wons, cerca de 85 mil dólares na época para as famílias das vítimas. Em 2016, os alunos sobreviventes tiveram sua formatura, e após quase 5 anos do acidente, em fevereiro de 2019, a escola realizou uma formatura simbólica como homenagem aos alunos que morreram.

A última música a ser performada foi Mikrokosmos, pertencente ao EP Map of the Soul: Persona, faixa usada também para encerrar os shows durante a Love Yourself: Speak Yourself Tour, que teve sua passagem pelo Brasil em maio de 2019, para dois shows lotados na arena Allianz Parque em São Paulo. 

A letra relembra a importância  de nossa existência e ressalta nossa luz interior, acreditando assim, que dentro de nós existe um pequeno universo, também como a definição da palavra “microcosmo”, do grego e originada da Filosofia. “Quanto mais escura a noite, mais forte o brilho da estrela”, é o trecho do refrão de Mikrokosmos, comprovando as escolhas motivacionais da performance especial para o momento que estamos vivendo durante a pandemia e isolamento social.  A performance mais descontraída, nos deu a oportunidade de ver interações únicas entre os sete membros, deixando a sensação de esperança, conforto e acolhimento necessária para encerrar o evento. Confira a performance completa aqui:

2 comentários em “Dear Class of 2020: BTS leva mensagem de esperança e conforto durante discurso e performance”

    1. Olá! 💜 Obrigada pela sua mensagem! Ficamos muito felizes em saber que você gostou do nosso trabalho! Esperamos que tenhamos te inspirado um pouquinho! Caso você queira receber mais informações sobre nossos próximos projetos, pode deixar seu e-mail aqui nesse formulário!
      https://forms.gle/apmYf7J1SFGvCne79
      Estamos à disposição para ajudar caso haja dúvida!
      Atenciosamente,
      Equipe BAA 💜

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *